Sexta-feira Santa de 2017: 5 fatos rápidos que você precisa saber

O ator James Burke-Dunsmore carrega o crucifixo enquanto interpreta Jesus durante o Wintershall A paixão de jesus na frente de multidões na sexta-feira Santa em Trafalgar Square em 25 de março de 2016 em Londres, Inglaterra. (Chris Ratcliffe / Getty Images)



Hoje é a Sexta-feira Santa, onde os cristãos de todo o mundo comemoram a crucificação de Jesus Cristo no Calvário. Também é conhecida como Sexta-feira Santa, Grande Sexta-feira ou Sexta-feira Negra e ocorre na sexta-feira anterior à Páscoa. A data da Páscoa é sempre o primeiro domingo após a lua cheia após um equinócio de primavera . Este ano, a Páscoa é no domingo, 16 de abril.



A Sexta-feira Santa vem depois da Quinta-feira Santa ou Quinta-feira Santa. A Quinta-feira Santa comemora a Última Ceia que Jesus teve com seus discípulos, onde lavou seus pés.

Tanto a Quinta-feira Santa quanto a Sexta-feira Santa são realizadas em torno do festival judaico de uma semana de Páscoa.

cameron diaz casado com justin Timberlake

Em três dos quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos e Lucas), está escrito que a Última Ceia de Jesus ocorreu no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando era costume sacrificar o cordeiro pascal, de acordo com Marcos 14:12. A Festa dos Pães Ázimos também é conhecida como Páscoa.



A Páscoa é um festival judaico de uma semana que comemora a emancipação dos israelitas por Deus da escravidão no antigo Egito. A história do Êxodo é descrita na Bíblia Hebraica, especialmente no Livro do Êxodo. No livro do Êxodo, Moisés conduz os israelitas através do Mar Vermelho e através dos desertos até o Monte Sinai, onde Deus promete a eles a terra de Canaã como agradecimento por sua fidelidade.

Existem muitas semelhanças entre as histórias de Moisés e Jesus.

Saiba mais sobre a história e as origens da Sexta-Feira Santa aqui!




1. Tem origens pagãs

Arthur Uther Pendragon, um druida, espera o sol nascer enquanto celebra o Equinócio da Primavera em Stonehenge em 20 de março de 2009 perto de Amesbury, Wiltshire, Inglaterra. (Matt Cardy / Getty Images)

Antes do cristianismo, muitas religiões antigas tinham mitos e lendas sobre a morte e o renascimento de deuses e deusas. As celebrações desses deuses geralmente ocorriam na primavera.

Hilaria era o antigo festival religioso romano celebrado em o equinócio de março para homenagear Cibele, a deusa-mãe, e seu filho / amante, Attis. Attis cometeu suicídio castrando-se pouco antes de seu casamento com outra pessoa. Cibele queria honrar a vida de Attis garantindo que seu cadáver nunca apodrecesse ou apodrecesse. De acordo com a Enciclopédia Britânica , Attis era fundamentalmente um deus da vegetação e em sua automutilação, morte e ressurreição ele representa os frutos da terra, que morrem no inverno apenas para ressurgir na primavera.

Hilaria mais tarde se tornaria associada com o Dia da Mentira e é de onde derivamos a palavra hilariante.

Os deuses e deusas antigos que assumiram a forma de humanos apenas para morrer e ressuscitar na primavera incluem Baal, Melqart, Adonis, Tammuz, Dionísio, Ishtar, Perséfone e Bari.

As semelhanças não param por aí. Outros deuses ou salvadores semelhantes a messias foram crucificados em uma cruz ou árvore antes de subir ao céu. De acordo com Kersey Graves, autor de Os dezesseis salvadores crucificados do mundo , esses primeiros Cristos incluem nomes familiares como Krishna, Prometheus e Quezalcoatl do México.

Salário de 7 little johnstons por episódio

A teoria de que Jesus era apenas um novo nome para uma velha história é chamada de Teoria do mito de Cristo .


2. Não está claro quando a Sexta-feira Santa começou a ser observada pela primeira vez

O cineasta canadense Simcha Jacobovici examina um nicho de sepultamento dentro da tumba de Talpiot em Jerusalém, Israel, nesta foto sem data da Vision TV. Documentário de Jacobovici, A Tumba Perdida de Jesus , produzido pelo vencedor do Oscar James Cameron, inclui a alegação polêmica de que 10 ossários descobertos na caverna em 1980 podem ter contido os ossos de Jesus, sua esposa Maria Madalena e, possivelmente, um filho. (Foto de Associated Producers LTD via Getty Images)

Não está claro quando foi realizada a primeira Sexta-Feira Santa, mas a primeira alusão ao costume da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos e termina com a Páscoa, vem do Constituições Apostólicas na segunda metade do século III e século IV da Síria.

O (s) autor (es) do Constituições Apostólicas é desconhecido, mas a obra afirma ter sido escrita pelos Doze Apóstolos. No entanto, assim como os evangelhos, era comum nos tempos antigos permanecer anônimo e atribuir trabalho a figuras históricas, escreve Religião Online.

O primeiro imperador romano cristão Constantino é encarregado de definir a data da Páscoa moderna em junho de 325 d.C. na antiga cidade de Nicéia (atual Iznik, Turquia), escreve para a Oxford University Press. O problema era que a única coisa que todos sabiam sobre a data da crucificação de Jesus era que ela aconteceu perto da celebração judaica da Páscoa. Eles escrevem:

Como a data da Páscoa, então como agora, é celebrada de acordo com o calendário judaico, a correlação com o calendário juliano usado pelos cristãos e pela maioria dos outros habitantes do Império Romano sempre foi inexata. Alguns cristãos acreditavam que a melhor maneira de resolver o problema era celebrar a Páscoa no primeiro dia da Páscoa de acordo com o calendário judaico, outro grupo defendia que a Páscoa deveria ser celebrada no primeiro domingo após a abertura da Páscoa, enquanto outro grupo sentia que o tempo do festival cristão não deve ser determinado pelo tempo da Páscoa e, em vez disso, deve ser celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio vernal.

A Páscoa é sempre o primeiro domingo após a lua cheia após um equinócio de primavera , ou equinócio vernal.

A Páscoa deste ano começa ao pôr do sol na segunda-feira, 10 de abril, e vai até a terça-feira, 18 de abril.

Os feriados judaicos começam ao pôr-do-sol porque, de acordo com a Bíblia, os dias começam ao pôr-do-sol. Isso é baseado na história da criação de Gênesis, onde no final de cada dia se lê: E foi a tarde e a manhã após cada dia. Porque a Torá define um dia como começando com a noite, o mesmo acontece com o povo judeu.

A observação de um novo dia começando com a lua também se reflete no calendário hebraico, que é um calendário lunar. Esta é também a razão pela qual as datas dos feriados judaicos mudam a cada ano. O calendário lunar reflete os ciclos da lua, e quando ele é comparado ou tentado se encaixar em um calendário solar de 12 ciclos (que a maioria do mundo ocidental usa), há pouco mais de doze lunações (ou fases da lua) em um ano solar.


3. 'Bom' tem origens múltiplas para 'Sexta-feira Santa'

O ator James Burke-Dunsmore fica em um crucifixo enquanto interpreta Jesus. (Chris Ratcliffe / Getty Images)

Assim como a data da Sexta-Feira Santa original, a etimologia por trás da Sexta-Feira Santa também é contestada.

Seu Dicionário afirma que o Bom da Sexta-Feira Santa vem de bom, piedoso, santo (obsoleto). No entanto, outros afirmam que isso é uma corrupção de Deus.

Em outras línguas germânicas, como o alemão, Sexta-feira Santa é traduzido para Sexta-feira de luto ou Sexta-feira silenciosa.


4. Jesus foi crucificado

(Dan Kitwood / Getty Images)

Existem dois fatos sobre Jesus que não estão em debate pelos historiadores: Jesus foi batizado e crucificado.

Para a crucificação, existem referências históricas que não estão na Bíblia. O historiador romano e senador Tácito se referiu a Jesus, sua condenação à morte por Pôncio Pilatos e a existência dos primeiros cristãos em Roma em uma página de sua obra final, Anuais (escrito cerca de 116 DC). O texto diz:

[Imperador Romano] Nero aumentou a culpa e infligiu as mais requintadas torturas a uma classe odiada por suas abominações, chamada de Cristã pela população. Christus, de quem o nome teve sua origem, sofreu a pena extrema durante o reinado de Tibério nas mãos de um de nossos procuradores, Pôncio Pilato, e uma superstição mais perniciosa, assim contida no momento, novamente irrompeu não apenas na Judéia , a primeira fonte do mal, mas também em Roma, onde todas as coisas hediondas e vergonhosas de todas as partes do mundo encontram seu centro e se tornam populares.

Plínio, o Jovem, governador romano da Bitínia e Ponto (agora na Turquia), também escreveu sobre os cristãos e fez referência a seu líder. Por volta de 112 d.C., Plínio escreveu uma carta ao imperador Trajano pedindo conselhos sobre como lidar com os cristãos. De acordo com estar pensando , Plínio escreveu:

Eles tinham o hábito de se encontrar em um determinado dia antes de amanhecer, quando cantavam em versos alternados um hino a Cristo, como a um deus, e se comprometiam por um juramento solene, não a quaisquer atos perversos, mas nunca a cometer qualquer fraude, roubo ou adultério, para nunca falsificar sua palavra, nem negar uma confiança quando deveriam ser chamados a entregá-la; depois disso, era seu costume separar-se e depois reunir-se para compartilhar a comida - mas comida de um tipo comum e inocente.

Historiador romano Gaius Suetonius Tranquillus também escreveu sobre Jesus e os primeiros cristãos , a quem ele ainda se referia como judeus em 41 a 54 d.C.


5. Há pelo menos 2,2 bilhões de cristãos

Cristãos iraquianos acendem velas dentro de um santuário no terreno da Igreja Católica Mazar Mar Eillia (Mar Elia), que agora se tornou o lar de centenas de cristãos iraquianos que foram forçados a fugir de suas casas conforme o Estado Islâmico avançava no início deste ano, em 12 de dezembro , 2014 em Erbil, Iraque. (Matt Cardy / Getty Images)

onde posso assistir a pose

Para pelo menos 2,2 bilhões de pessoas, hoje é um dia de lembrança solene pela crucificação de Jesus Cristo. De acordo com NPR em 2010, o cristianismo é a maior religião observada no mundo, com 31% das pessoas aderindo a ela.

Por esta grande população, o dia de hoje será lembrado de várias maneiras. Os católicos jejuarão, os protestantes iluminarão o Tenebrae e quase todas as denominações observarão a Via-Sacra.

A Semana Santa culmina com a observação da ressurreição de Jesus no domingo.



Artigos Interessantes